Páginas

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Meu amigo atleta Jesualdo Lopes Galvão


 

Eu o conheci em 1982, quando fomos morar ao lado da casa dele. Jesualdo sempre foi uma figura marcante em nossa comunidade. Fomos vizinhos por quase três anos. Jesualdo, pai de quatro meninas - Shirley, Sheyla, Shily e Jovelaine - Crescemos juntos, compartilhando bons momentos, pois crescemos juntos e construímos uma bela amizade. 

Naquela época, ele já estava com quase 40 anos, mas me lembro-me dele correndo pelas ruas com energia e determinação, sempre demonstrando seu amor pelo esporte. Sua trajetória esportiva começou no final da década de 60, mais precisamente em 1969, quando disputou sua primeira prova de ciclismo. Ele também se destacou no atletismo, ciclismo e futebol. Foi um competidor assíduo nos Jogos Abertos, que tiveram início em 1971, e também atuou como árbitro de futebol, apitando partidas em diversos estádios, inclusive no icônico Serra Dourada.

Como corredor, participou da tradicional corrida de São Silvestre nos anos de 1975, 1978, 1982 e 1996. Nas três primeiras edições em que competiu, o percurso iniciava-se na Avenida Paulista, em frente ao Edifício Cásper Líbero, descendo pela Brigadeiro Luiz Antônio e retornando pela Rua da Consolação. Naquela época, a corrida era realizada à noite, começando às 23h30 e com os primeiros classificados cruzando a linha de chegada por volta da meia-noite. Esse formato permaneceu até 1988. Em 1996, ele teve a experiência de correr com a largada às 17 horas. Além da São Silvestre, participou de diversas maratonas e esteve presente na Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, é um verdadeiro colecionador de conquistas, medalhas, troféus e histórias.

No Estado de Goiás, ele foi por 10 anos o principal atleta militar e, após uma carreira dedicada às forças de segurança, aposentou-se na Polícia Militar com a patente de Tenente.

Hoje, aos 80 anos, Jesualdo continua sendo uma figura inspiradora. Nos encontramos na ABAS (Associação Beneficente Auta de Souza), onde ele passa o dia socializando e compartilhando histórias com seus companheiros da terceira idade. Meu amigo Jesualdo Lopes Galvão é uma referência de vida ativa e inspiradora, mostrando que o amor pelo esporte transcende o tempo, deixando um legado de inspiração para todos que o conhecem.