Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2020

O parceiro chamado Rádio


Fábio Trancolin


Nas ondas do rádio, no chiado da estação, sintonia na madrugada de uma bela canção. O velho Motorádio, no peito fixado, às vezes nos ouvidos colado. Antes da Frequência Modulada chegar, ouvia-se, uma frequência que mexia com a emoção - OM/AM. Já ouviste essa frase, “música boa não envelhece…”, não, ela não envelhece e não se esquece. O parceiro da madrugada… O amigo, sim o amigo, o rádio sempre foi um amigo, que te informa, consola, te faz rir e chorar… encurtou distâncias, te proporcionou sentimentos inenarráveis na emoção da narração do gol na voz do locutor (principalmente  se o gol for do seu time…) e podendo escutar a famosa canção do Trio Esperança: “É gol… que felicidade… é gol, o meu time é alegria da cidade… Grandes narradores do rádio, Osmar Santos, José Silvério, Fiori Gigliotti…  as frases do imortal narrador Palmeirense, Fiori celebrizou frases como: "Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo", "E o tempo passa…, torcida brasileira" ,  “aguenta coração!", "crepúsculo de jogo", "agora não adianta chorar" , "uma beleeeeza de gol!", "Um beijo no seu coração" e "fecham-se as cortinas e termina o jogo".


Poderíamos ter o inventor do rádio, o padre e cientista gaúcho, Roberto Landell de Moura (1861-1928), ele patenteou em 9 de março de 1901, um sistema fotônico-eletrônico, poderia então ele ser o inventor do rádio… Landell, depois de até mesmo ter conseguido obter patentes de sua invenção nos Estados Unidos, o padre brasileiro responsável por fazer em 1894 (dois anos antes de Marconi) uma expe­riência pioneira de radiodifusão – mas que acabou menosprezado pelos registros históricos, e teve que abrir mão delas,  não teve apoio do governo brasileiro na época. O Italiano Guglielmo Marconi (1874-1937), patenteou na Inglaterra, em 12 de setembro de 1896, ficou com a fama… porém, muitos autores debatem se foi o italiano ou o austríaco Nikola Tesla o verdadeiro inventor do rádio no século 19, ignorando o brasileiro, trata-se de uma situação semelhante àquela que ocorreu com Santos Dumont e os irmãos Wright em relação ao avião…



No centenário da independência do Brasil, comemorado no dia 7 de setembro de 1922, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado no Rio de Janeiro, acontecendo assim, a primeira transmissão radiofônica no país, o então presidente da República, Epitácio Pessoa, fez um discurso em comemoração a data. No ano seguinte, o médico Edgard Roquete-Pinto, inaugurou a primeira emissora de rádio do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Por esse feito, ele é considerado o patrono (Pai do Rádio no Brasil) do rádio no Brasil. Também é comemorado no dia 25 de setembro, o dia do Rádio no Brasil, em virtude do nascimento de Roque-Pinto nessa data.  


No início da década de 30, o rádio se tornou popular no país, devido ao preço que havia diminuído, e às emissoras que foram criadas.  Na Copa do mundo em 1938 o Brasil acompanhou as transmissões dos jogos, sediada na França, e ouvia as notícias dos temores da 2ª guerra na Europa. Muitas famílias passaram a se reunir para ouvir aos jornais, programas de auditório e radionovelas que faziam parte da programação das emissoras mais conhecidas. 

 

Nos anos 50, os televisores surgiram para concorrer com os rádios pela audiência. A novidade de um aparelho que transmitia imagem e som fez muitas pessoas acreditarem que os dias do rádio estavam contados, mas não foi isso que aconteceu. Por precisar de uma estrutura muito mais barata e simples, as rádios continuaram em alta e foram se adaptando à necessidade dos consumidores. Os aparelhos foram ficando cada vez menores e mais portáteis, dando a possibilidade de serem levados para diversos lugares. Com o passar dos anos, a relação entre homem e o rádio se tornou mais forte e, com o avanço da tecnologia, os carros passaram a ter os aparelhos instalados, acompanhando os motoristas durante todo o tempo dentro dos veículos. Assim, o amigo das madrugadas, de noites geladas, o radinho colado no ouvido, fez parte da vida de muitos… no romper da aurora ele despertou muitas famílias… Quem não se lembra da famosa frase “é o Zé Béttio…”


Amigo locutor toca aquela canção bonita que me fez sonhar… que me fez recordar, toca ela, mas deixa tocar para que possa gravar. A recordação da era do rádio, da sintonia na Difusora, a FM que quando chegou eu ainda estava na AM. Rádio América, do clube dos Reis (Elvis, Beatles, Bee Gees e Roberto…), Cidade, na melhor da hora… Metropolitana, Good Times… Os bons tempos do amigo, Rádio…   Bons tempos…